terça-feira, 5 de outubro de 2010

Conceito Medieval

Nuno Costa como apreciador de arte, calçado e história, optou por idealizar um sapato que tivesse um pouco de cada gosto seu, nesta área. Optou por fazer um sapato medieval, mas com o conforto que foi desenvolvido ao longo dos séculos, numa tentativa de inovar e não degradar este conceito.


Concebido segundo princípios da época medieval, este protótipo foi idealizado na arte, com que era feito o calçado na idade média, época essa que fascina o aluno do curso 1º Projectista de Calçado e Marroquinaria devido à simplicidade, ao brilhantismo, ao romantismo e à dedicação depositada pelo povo medieval em cada peça, quase como se tratasse de uma peça de arte única.


       Séculos passam, mas este conceito não morre, sendo admirado por quem gosta de arte, por quem gosta de calçado.

       Os materiais escolhidos para cada uma das peças apresentam um significado devidamente contextualizado para o efeito, materiais esses usados quase na sua totalidade para protecção do pé de quem o calçaria. O pêlo era usado pelos povos ancestrais para manutenção da temperatura corporal, a rede é sinónimo de protecção e o brasão em forma de escudo dá a ideia de um sapato “intransponível”.


       A cruz vermelha sob fundo de metal em forma de brasão pretende dignificar a honra de nobres mas pobres cavaleiros templários, monges guerreiros, envoltos em lendas e mistérios que parecem culminar numa extrema fidelidade à igreja católica. Representa a segurança, a verdade, a audácia e a conquista.


Tendo em conta, que estamos em pleno século XXI, Nuno Costa optou por fazer um sapato medieval mas ergonómico, com um toque dos tempos que correm. Para tal optou por uma sola feita em couro (anilina), mas com um interior que dá, ao mesmo tempo, estabilidade, equilíbrio e conforto para o pé.


1º Projectista de Calçado e Marroquinaria

O nosso curso está na recta final e os Formandos já revelam uma certa autonomia e criatividade para arquitectar modelos atractivos.
Este post é dedicado a todos os alunos do curso 1º Projectista de Calçado e Marroquinaria do cfpic.



Ana Fernandes


Cátia Moreira


Fátima Ferreira


Jorge Brandão


Marta Gregório


Marta Silva


Nuno Costa

Nuno Xará


Pedro Lopes


Rosário Teixeira

Susana Silva


domingo, 3 de outubro de 2010

Retro Collection

Uma colecção de 6 modelos criada por Pedro Lopes que coligam as formas retro clássicas a linhas agressivas de forma a conceber modelos arrojados e sedutores.








punk.design

sábado, 2 de outubro de 2010

Protótipo Black Widow

Este protótipo criado por Pedro Lopes é inspirado na Aranha Viúva Negra e tem como público alvo todas as mulheres arrojadas.




Projecto Mocassin Indiano

Este Luva de Senhora criado por Cátia Moreira foi inspirado na cultura indiana.


Casar assim o pensamento com o sentimento – o coração com o sentimento – a ideia com a paixão – cobrir tudo isto com a imaginação, fundir tudo isto com a vida e com a natureza, purificar tudo com o sentimento da religião e da divindade.




Este modelo caracteriza a simplicidade de um sapato e o valor do cozido manual e simples!

Mostrando com isso as suas formas, o seu ajuste, as suas cores e o salto, tornando o pé elegante, movendo o mundo.

Os materiais são fáceis de adquirir e com uma beleza profunda, adequando-se a qualquer tom de pele e estilo….



A sua inspiração foi retirada da época medieval, mas principalmente do Homem Índio e da sua forma de viver e lutar pelas suas tradições, sendo ele um ser com espírito guerreiro, amante da liberdade, docilidade, amante da música e da dança… acabando assim por me identificar com esse ser e com o modelo.


Projecto The Unique

     The Unique de Manuel José Almeida obteve o 4º Lugar na Categoria de Sapato Moda Jovem no Concurso Internacional Lapiz de Oro em Elda (Espanha)